domingo, 8 de setembro de 2013

"You Are Not a Sketch. Say No To Anorexia"

Pesquisando algumas imagens para ter referências de corpo feminino, encontrei algo sobre uma campanha muito interessante da agencia brasileira Star Models: "You Are Not a Sketch. Say No To Anorexia" (Você não é um esboço. Diga não a anorexia). Eles compararam croquis com uma modelo modificada digitalmente ao lado nas proporções do desenho:
campanha-you-are-not-a-sketch2

campanha-you-are-not-a-sketch3

campanha-you-are-not-a-sketch1
Aqui o link de um site (em inglês) falando sobre isso, achei bem interessante.
Sempre dizia a mim mesma que os desenhos utilizados pelos estilistas (croquis) eram muito desproporcionais e longe da realidade, o que é algo absurdo, já que quem veste as roupas são pessoas e não bonecos. Por que não fazem esboços com proporções reais e com os diferentes biotipos que existem ao em vez de fazerem mulheres irreais, visando um único tipo de corpo padrão e bombardeando a mídia com essa visão distorcida sobre o "corpo feminino ideal"?
Além dos desenhos desproporcionais dos croquis, os manequins utilizados pelas lojas de roupa não possuem as proporções reais do corpo humano ou pelo menos se prendem somente a um tipo de corpo magro e alto das modelos. Eu vi uma vez em uma reportagem manequins de proporções reais e é bem diferente do que geralmente encontramos:

Isso nos faz pensar em como o corpo humano, em especial o feminino, é visto de forma tão distorcida pela sociedade. Seguimos padrões de beleza e se estivermos fora dessa "ditadura" somos consideradas "o diferente", "o não ideal" ou o "não bonito" sendo que a imagem passada pela mídia é completamente voltada ao marketing e a uma única visão de mundo.
Quantas vezes nos deparamos com pessoas saudáveis se matando em academias, fazendo dietas rigorosas e com baixa autoestima por não serem "perfeitas"? Hoje isso é tão comum e causa um imenso vazio, ficar à margem da sociedade por você ser você mesma é a pior forma de exclusão, pois nos afeta profundamente em nossa maneira de pensar e enxergar a realidade dentro de nós.

Quando comecei a desenhar eu passei a perceber mais isso nas pessoas, a busca pelo o que é perfeito. Ao fazer um esboço você quer fazer algo que os outros admirem, então buscamos seguir um "padrão". Garotas de cintura fina, pernas compridas, busto grande, traços delicados ou então "boazudas" com roupas curtas que chamam a atenção. Mas, por que apenas isso?
Ao fazer meus desenhos me sentia mal nesse aspecto, estou representando algo que não sou ou que é inalcançável, mas que acho o ideal de corpo. Parece ser algo bobo, afinal é apenas um desenho e ele pode ser feito de várias maneiras, desde o real ao estilizado. O artista deve sim ter a liberdade de representar as coisas da sua forma.
Apesar de gostar muito de desenhos bem estilizados, eu ficava me perguntando se não estava contribuindo ainda mais com essa ilusão, porque de certa forma queria me encaixar também. Quem não quer se sentir bonita(o)?
Não tem problema desenhar pessoas estilizadas ou querer emagrecer, mas desde que isso não afete nossa forma de encarar a realidade. Não somos bonecos de decoração nem robôs programados a seguir um estereótipo criado pela mídia, somos seres humanos. Portanto nosso olhar deve perceber como há vários tipos de pessoas diferentes, com seus costumes, aparência e estilos de vida diferentes do nosso. Não podemos nos fechar nesse único padrão imposto incansavelmente e impregnado já com tanta força em nossa cultura e em tantas outras pelo mundo a fora. Siga as coisas divertidas pra você, que te façam sorrir e seguir em frente. Ninguém sente nossa dor, nossa felicidade e nossas conquistas (palavras vindas de uma professora minha que admiro muito).

O que é bonito e o que é feio? Depende da maneira que você foi ensinado a enxergar desde criança. Uma Barbie era uma garota perfeita para as meninas, mas não passa de um croqui de plástico muito maquiado e desproporcional. A visão do que é belo em cada cultura é algo diferente e precisamos estar abertos a isso, pois não existe uma única verdade, apenas modos diferentes de se interpretar a mesma coisa.

Espero que tenham gostado do post, é um assunto que acho muito interessante e não deve deixar de ser discutido. As vezes há um sentimento de exclusão dentro de nós e ele pode aparecer de forma sutil. Como nunca estar satisfeito com suas próprias fotos porque não se acha bonito, recusar nadar com os amigos por sentir vergonha de si mesmo ou levar a algo muito sério como distúrbios alimentares, a autoexclusão e até ao suicídio. Nunca se deixe levar pela visão dos outros de você, afinal, o que eles tem ou sabem da sua vida? Nada.

By: Yu-chan

3 comentários:

  1. Excelente post, sem mais. Pra começar, como homem, eu gostaria que falar que este manequim, em tamanho real, mesmo sem aspectos do que chamam de "gostosa" é bem mais bonito que manequins comuns de loja de roupa que tem cotovelos afiados de tão finos.

    A busca pelo inalcançável é o mesmo que ver um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo. Você sabe que não dá, mas continua dando risadas.

    Muito bom o ponto de vista Yumi, acho que todas deviam pensar consigo mesmas sobre o que querem e onde podem chegar antes de se afundarem em anorexia ou bullyimia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, e o pior que é cada vez mais as pessoas buscam esse objetivo ilusório, confesso que até eu pensava dessa forma "enquadrada" xD
      O corpo em suas formas reais já é bonito, só falta as pessoas perceberem isso^^
      Ah! acho que vou falar sobre um mangá que falava sobre esse assunto depois em um outro post

      Excluir
  2. Eu desenho croquis, NENHUM deles muito magro, no começo eu queria de todo geito fazer eles "palitos" mas nunca deu certo, eu não desenho os croquis realistas com sobra e tudo mais pois o objetivo do meu desenho é mostra a roupa, se você quiser dar uma olhadinha pode acessar: http://camiladesigns-md.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda! Vou tentar responder sempre que puder =D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...