sexta-feira, 13 de abril de 2012

Candies + "Desenhar: Esforço ou Talento?" 2

Oláá Pessoal!! Aqui está um desenho que fiz para uma colega de classe minha^^ Como tinha acontecido um mal entendido eu caprichei bastante e inspirada em fairy kei deixei bem colorido e cheio de morangos e docinhos^^
Clique na imagem para visualizar melhor 

Como tinha sobrado um espaço resolvi fazer alguma coisa, e coloquei algo que acho super importante. Diga não ao plágio!

E como prometido, vamos a continuação da discussão sobre "Desenhar: Esforço ou Talento?"=D

Desenhar: Esforço ou Talento? 2
Tentando desenhar golfinhos xD

Sempre aparece aquela pessoa que te pede: "Faz um desenho pra mim?" ou "Quero uma caricatura!", algumas vem com boa intenção, tentando se aproximar mais de você e da até pra fazer mais amizade com essa pessoa (principalmente se tem assuntos em comum), e quando é pra amigos ou alguém mais próximo não tem problema e eu acabo fazendo com o maior prazer. E se for gente boa vai entender se você disser não porque to sem tempo ou porque o material de desenho ta acabando.

Mas... desenhar pra qualquer um que pede pra você não da né! Principalmente se for uma pessoa nem é próxima ou só pediu por pedir porque gostou dos seus desenhos. Além de gastar tempo com algo que você não ta nenhum pouco afim de fazer, gasta material (grafite, lápis, borracha, canetas, lápis de cor, etc) e não ganha nada por isso!
Cobre por seus desenhos, pelo menos quem ta disposto a pagar você tem certeza que não vai tratar seu trabalho como algo qualquer e com o dinheiro você pode comprar materiais melhores ou economizar pra comprar algo que goste (mangás *o*). Afinal, se nós mesmos não damos valor pra coisas que fazemos... quem é que vai dar?
Minha irmã por exemplo, vai cobrando até da melhor amiga U.U (bem cara-de-pau, espero que tenha feito um desenho melhorzinho já que era pra Megurime).

Que preço eu devo cobrar?
Bom... ai fica a seu critério, você deve pensar em um preço justo ao seu trabalho e material usados.
Por exemplo: quando fui ao Anime Friends, uma caricatura (só a lápis) tava R$10,00 e o chibi R$5,00.
Ou seja, se você já é bem experiente ou faz algum curso de desenho a um tempo, você pode cobrar um valor parecido, e dependendo do desenho se for algo mais trabalhoso ou que tome grande parte do seu dia (provavelmente não é muito legal passar um tempão fazendo algo pros outros sem receber algo justo em troca) e principalmente se você tem uma rotina mais corrida com estudos ou trabalho. Leve tudo isso em conta mais o material: Quanto vale o seu esforço e tempo? Mesmo sendo hobby não deixe os outros se aproveitarem de você!

Como eu ando mais ocupada agora, estudando e com um novo projeto, não to nem um pouco afim de ficar desenhando pros outros, pelo menos quero ganhar algo em troca do tempo que vou gastar fazendo algo pra outra pessoa. Uma vez dei um desenho (ainda bem que era cópia) pra uma senhora que sempre aparecia na loja dos meus pais e tinha gosta dos meus desenhos, fiquei morrendo de dó da folha que foi dobrada no meio e tratada como se não fosse grande coisa...
Sim, tem muita gente que quer coisas sem nem mesmo se importarem de verdade com aquilo que pedem, e isso não acontece só com desenhos.
Você não vai gastar só 5 minutinhos e usar seu "dom mágico", você treinou durante muito tempo até conseguir fazer um trabalho bem feito e ser reconhecido.

Faz pouco tempo que pensei em uma forma de cobrar, escolhi um preço alto, assim só quem quer MESMO que vai pedir e se for pra desenhar pelo menos sei que a pessoa deu o devido valor ao meu trabalho. O preço que escolhi foi: R$20,00 o desenho completo (colorido e finalizado), R$15,00 só finalizado a caneta e R$4,00 só o esboço à lápis. Sendo que se for caricatura preciso de uma foto de frente com resolução boa. Quero ver se vem alguém pedir desenho só por capricho agora. Claro que pra algumas pessoas posso dar um desconto, como amigos próximos por exemplo.

O post ficou bem grande -.-' mas espero que possa ter ajudado alguém, e aceito comentários que possam complementar o assunto e a opinião de todos é sempre bem vinda, principalmente em discussões como essa =D O post só vai fazer sentido se realmente conseguiu transmitir algo para os leitores.

By: Yu-chan

9 comentários:

  1. acho uma ótima idéia cobrar desenhos que foram realmente trabalhosos, menos o esboço que consigo fazer mais rápido! por sorte quase ninguem me pede desenhos! ^.^' ufa! (pensando sériamente em cobrar da minha amiga folgada... T_T'!) e porque seu post foi na sexta 13, eu te desejo uma ♥ FELIZ SEXTA-FEIRA 13! ♥ (só pra contrariar! ^.^)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada^^ Minha sexta 13 até q foi tranquila... xD ahh, é verdade né! tem muita gente folgada q fica pedindo também -.-' ai não da pra ficar distribuindo desenhos de graça pra qualquer, principalmente pq toma tempo e gasta materiais.

      Excluir
  2. Ah eu estou cobrando agora tbm eu sempre ficava muito nervosa quando me pediam "Me desenha" realmente eu nunca estava com a menor vontade de fazer aí ficam irritados ou me cobrando toda hora eu quando eu cobro dinheiro tentam me passar um calote =.= e sobre não cuidarem dos desenhos que eu faço... Uma patty da sala ano passado me pediu uma caricatura de e eu acabei não terminando ficou só o esboço à lápis e nessa época eu não cobrava eu disse para ela guardar que no próximo recreio eu terminava e quando acabou a aula eu encontrei o desenho no chão meio rasgado ¬¬ me deu vontade de fazer ela engolir a droga do papel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.O'!!! Nossa que horror! se eu visse isso ia dar uma tapa de reguada nela (ok.. eu ia levar uma baita suspensão, mas como sou meio pavio curto com essas coisas... pelo menos eu ia querer tirar uma casquinha de satisfação) mas como sou meio mole (apesar se sentir o sangue ferver na cabeça) talvez eu teria ficado no meu canto mesmo -.-
      É uma **** quando as pessoas não dão valor pra alguma coisa q a gente faz, principalmente se ela PEDIU pra fazer e ainda por cima nem pagou nada.
      Não sou a favor da violência (pelo menos na vida real, adoro jogos e animes com um pouco de matança ou porrada -.-), mas se der pra dar o troco de alguma forma, nem q for só pra ter um gostinho de vingança... ia ser muito bom pra essa paty acéfala sentir o drama também ù.ú

      (ok... meu lado vingativo e sádico ta em alta hoje xD)

      Excluir
    2. YAY!! Mas ver como ela já é burra e ignorante e "sofrer por isso" já satisfaz...MENTIRA mas não sei se é só o acaso mas as vezes as coisas acontecem ao nosso favor uma vez ou outra. Esse tipo de pessoa, que não valoriza o trabalho dos outros, que fala merd* para aparecer não se dá bem, nem sei o que tinha na cabeça dela mas ficar usando o celular na sala na maior cara de pau rendeu ela uma suspensão(e segundo uns boatos a mãe dela descobriu conversas ~calientes~) eu eu achei foi bom U.U não o suficiente mas... serviu, o próprio constrangimento dela deve ter feito ela se tocar, só que, sabe como é né depois de um tempo volta à ser a mesma **** de antes -.- só tenho muita pena... e raiva

      Excluir
    3. Ah e sobre ser vingativa, eu sou muito mas tento evitar conflitos o máximo possível mas sempre na segunda vez eu sento a vara XD mas só com palavras meu amigos vivem dizendo que eu tenho uma língua muito afiada

      Excluir
    4. hsauhsauhsahus OH MY GOD! Já deu pra perceber o perfil dela... já aconteceu algo assim da professora ficar uma fera por causa de celular (e ela ainda tinha falado várias vezes e deu tanta bronca na sala...) e mesmo assim tem gente q usa e ainda acho q responder de modo grosseiro e arrogante é "seu jeito de falar" ¬¬ (jeito de falar de tratar mal os outros é super diferente)...
      Ahh, realmente, ela deve ser uma coitada q precisa humilhar os outros ou se achar superior para superar o complexo de inferioridade -.- tadinha né (fuc* bitc* mesmo!) talvez quando ela tiver uns 85 anos (se é q ela vai chegar até la) perceba os erros do passado e tenha uma crise de depressão

      Usar palavras afiadas é uma das melhores opções mesmo^^ se eu pudesse dava chicotada de uma vez, mas isso não seria legal depois^^' (será que to de tpm... to super atacada hsuahsaushau)
      desculpa >.<'

      Excluir
  3. É mais esforço ne,ngm nasce sabendo desenhar e se treinarmos bastante melhoramos cada vez mais,sobre desenhar pros amigos ..acho que só a minha melhor amiga sabe que eu desenho xd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado é que tem gente que pensa q tudo tem a ver só com o talento né -.-' ahh, é só mostrar alguns desenhos pros outros colegas ou puxar no assunto^^ o problema é se vier alguem enchendo o saco que quer desenhos de graça u.u'

      Excluir

Sua opinião é sempre bem vinda! Vou tentar responder sempre que puder =D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...